La Tine de Conflens

Esse final de semana foi de natureza, se tem uma coisa que Suíço faz e que eu descobri como sendo também uma paixão, é caminhada, seja uma trilha para uma gruta, para subir a montanha ou uma simples caminhada na beira de algum lago em alguma cidade medieval. A pé ou de bicicleta, nos finais de semana ou nas ferias, inverno ou verão eles estão sempre por ai apreciando o país deles de alguma forma. 
E eu tenho me re-descoberto enquanto descubro lugares encantadores na Suíça, explora-la me ajudou a criar uma conexão com ele e tem sido uma parte muito importante do processo de me sentir em casa, do processo de transformação que tenho sofrido desde que deixamos nossa casa, mas esse é um assunto para um outro post. Eu me tornei quase uma exploradora Suíça, por vezes passo horas pesquisando e vendo fotos de lugares para ver na Suíça, às vezes chega o sábado de manhã eu digo para o marido "vamos fazer a mala de piquenique e ir em tal lugar?" e partimos, como foi para o destino de hoje "Tine de Conflens" quero compartilhar esse "lugarzinho tão normal" para nós Brasileiros, mas que a nossa família não tinha o hábito de frequentar e que conquistou nossos corações, até o coraçãozinho difícil do Enzo (risos). 

Vamos com a gente turistar em La Saraz?!

La Saraz é uma cidade pequenina no distrito de Morges, e La Tine de Conflens é uma cachoeira linda, um lugar realmente cinematográfico (vejam na foto), que fica escondido entre rochas na floresta a apenas 40 minutos à partir da estação principal de La Saraz. 


Tine de Conflens (Foto Arq. Pessoal)

Você ainda pode ir um pouco mais cedo, dar uma volta na cidade, conhecer o castelo, quem sabe almoçar no restaurante que tem em um dos acessos a cachoeira e depois fazer a trilha e descansar ali. Se for muito corajoso mergulhar e nadar nas águas limpas e congelantes (risos), é verdade esse bilhete, nós só ousamos molhar os pés.


Quem pode fazer a trilha

É um lugar para toda família visitar, inclusive os pequenos, vimos crianças de 2 anos caminhando, é realmente muito tranquilo, acho que esse foi o ponto principal para fazer o Enzo gostar (digamos que ele não goste muito de longas caminhadas...rs).
Infelizmente não é um lugar com acessibilidade, embora a trilha seja relativamente fácil, plana e pequena  (cerca de 30min) no final para chegar até a cachoeira passa-se por escadas estreitas e escorregadias e ai fica difícil faze-lo com carrinhos de bebé ou para quem tem dificuldade de locomoção, nada é impossível, já dizia o provérbio "para ser possível basta torna-lo possível", somente um pouco mais difícil.


A partir dessa escada temos ainda mais 2 ou 3 até conseguirmos ver a cachoeira. 

Importante saber

Achamos um pouco difícil fazer piquenique, nós levamos e fizemos, com um pouco de dificuldade. O lugar é quase uma caverna, com o solo bem rochoso e umido. Lanches práticos como sanduíche, frutas e água é mais aconselhável, assim não terão necessidade de coloca-los no chão.
Em um dos acessos à cachoeira tem um pequeno restaurante, que não foi o que usamos por isso não tenho como falar dele para vocês.

Aconselho levar uma blusa leve de frio, mesmo no verão, por ser relativamente fechado por rochas com bastante umidade e água faz um pouco frio. Principalmente se quiser ficar ali por um tempo.

Levar uma toalha para forrar no chão e sentar-se, ou se você assim como nós quiser atravessar para o outro lado poder ter como secar o pés para colocar os sapatos novamente 😁.


Como chegar

  • De carro ou moto
Chegando na cidade de La Sarraz, estacione o carro no estacionamento publico que fica em frente a estação principal de La Sarraz, aos domingos é livre, durante a semana é zona branca precisa pagar, e depois é só seguir o mapa que deixei disponível no Google Maps

  • De transporte publico
O trajeto é o mesmo visto que o mapa parte da estação principal de La Sarraz, só não precisará se preocupar com o estacionamento. Clique na imagem para abrir o mapa.

Trajeto a partir da estação principal de La Sarraz (Foto e Mapa: criado por Uma família na Suíça)

📹 Tem video la no Instagram Pra você ver mais sobre esse lugar =).














Comentários

Postagens mais visitadas