Vevey e Lavaux em um dia

Preparados para o destino desse fim de semana ? 
Esse fim de semana foi bem agitado pra família, eu tenho cada dia mais descoberto que sou uma pessoa do momento, que as coisas são mais emocionantes quando decido faze-las de ultima hora, ok, assumo, é só uma boa desculpa para o fato de eu dificilmente conseguir me programar com antecedência para os finais de semanas. Mas esse foi realmente diferente, bem gostoso, ainda mais porque conseguimos faze-lo com amigos. 
Desde que mudamos para Suíça as visitas à restaurantes e bares diferentes ficaram basicamente para as viagens para fora do país, mas eu sou aquele tipo de pessoa que vê fotos de lugares e fica louca para ver ao vivo e a cores, principalmente quando tem vistas de tirar o fôlego. 
Vem que vou te contar de um dos lugares na cidade que visitei que nos fez querer ir todos os finais de semana, se eu não tivesse uma lista enorme de lugares à visitar. Vocês também são assim ? Tenho uma dificuldade enorme de repetir o lugar, sinto como se estivesse perdendo a oportunidade de ver algo novo. 

Vevey

Nosso dia começou em Vevey, uma pequena cidade no cantão de Vaud que fica na beira do lago Léman, mais conhecido como o lago de Genebra. 
É a cidade onde Charles Chaplin viveu seus últimos 25 anos e onde fica a sede da Nestlé, enfim uma cidade com muita historia para contar, mas mais do que isso uma cidade típica da Riviera Suíça e nós ficamos apaixonados, claro para não perder o habito marido saiu de lá com uma lista de apartamentos para alugar, digamos que ele quer se mudar para todas as cidades que visitamos (risos). 

Em Vevey o que mais vai chamar a atenção em dias limpos é a cidade rodeando o lago e a vista para os alpes que se tem. 
O que mais gostamos é que é uma cidade com muitos opções para estacionar, com muita zona branca (estacionamento publico pago mas sem limite de tempo e geralmente gratuitamente aos domingos,) e que se faz facilmente a pé. 
Visitamos no verão então o clima do lugar, das pessoas é como de cidade praiana e quem não ama um clima praiano ?!


O que fazer:
Museu da alimentação construído pela Nestlé, no coração de Vevey composto por museu, restaurante e bar.
(Foto: Arq. Pessoal)
  • Garfo gigante dentro do lago
(Foto: Arq. Pessoal)

              Colocado lá pela Nestlé para comemorar os 10 anos do Alimentarium, foi retirado depois de um anos, e após seu retorno 10 anos mais tarde, sua permanência definitiva foi autorizada após um baixo assinado organizado pela administração cantonal e assinado pela população. O monumento é um emblema da cidade com sua importância comparada a do manequim pins de Bruxelas. Além de estar no Guiness World Records como maior garfo do mundo.
  • Estátua do Charles Chaplin

Foto: Google imagens - não achei o dono para dar os créditos.
  • Caminhada na beira do lago.

Onde comer

Aqui é o lugar perfeito para esticar uma toalha na beira do lago e fazer um piquenique. Primeiro porque a paisagem é incrível e comer com um panorama desses é mesmo um privilégio, segundo porque Vevey não vai ser dos lugares com restaurantes mais em conta, os pratos em um bom restaurante à la carte estão em torno de 40 francos suíços, pensando numa família de 3 pessoas como a minha, é fácil gastar 150- fr, somados aos bilhetes de entradas nos lugares mais uma parada no café no final da tarde chega-se facilmente aos 250fr sendo bem económico, por isso se preferem economizar para a próxima parada não se sintam acanhados, nada mais suíço que piquenique na beira do lago.

Uma outra opção, e foi a que escolhemos é fazer uma parada em um dos food trucks que ficam na beira do lago, você tem desde crepes à sanduíches, com pequenas mesas no calçadão e com vista impenetrável para o lago, você tem por exemplo um panini à 8fr. Se essa for a sua opção recomendo o Mister B Sandwuiches, nós comemos o Panini e a Waflle e não podemos nos queixar. 




Lavaux

De Vevey partimos para Lavaux, cidade com maior área contígua de vinhedos da Suíça, são 800 hectares em torno do lago Léman considerados como património mundial da humanidade pela Unesco, aqui o que não vai faltar são paisagens belíssimas e cenários perfeitos para fotos. 

Panorama vinhedos e lago Léman de Lavaux (Foto Arq. pessoal)

Lavaux é conhecido pelos seus inúmeros decks e restaurantes com vistas privilegiadas e não é para menos, nós ficamos simplesmente apaixonados pelo lugar e seria nosso ponto de happy hour todo final de semana se fosse mais próximo de casa e mais acéssivel de transporte público, porque né "se beber não dirija".

Nós viemos a Lavaux porque queríamos terminar a visita a região de Vaud com um drink e uma vista incrível, por isso fomos direto para Le Deck, eu já tinha visto fotos do local e queria muito conhece-lo e posso dizer que o local é tão incrível quanto nas fotos que vi. 
Os preços são bem suíços, nada de extraordinário e nada para se dizer barato, para as bebidas o choppe de 500ml custa 10 francos enquanto o cocktail da casa chega a 21 francos.
No final você vai beber, comer e querer ficar o dia todo por lá sem se dar conta dos valores, porque o panorama vai te conquistar.


Panorama Vinhedo e lago Léman do "Le Deck" (Fotos: Arq. pessoal)





É a segunda vez que visitamos Lavaux, a primeira foi no inverno, fomos com umas amigas minhas que vieram do Brasil para nos visitar, ficamos no topo dos vinhedos em uma área para piquenique, fizemos uma fondue deliciosa de queijo e passamos um momento incrível juntas. Desta vez fomos no verão, também com um casal amigos nossos e demos muitas risadas juntos, só fomos para o deck, na próxima, espero que em breve, quero explorar um pouco mais a região, visitar os vinhedos e com direito a degustação de vinhos. Deixo vocês por aqui e digo até a próxima parada.

📹 Se quiser ver mais sobre esse dia de sol tão gostoso dêem uma olhada la na janela do Instagram.





















Comentários

Postagens mais visitadas