Visitando Genebra em 1 dia
Morando na Suíça nosso programa aos fins-de-semanas e feriados é "turistar" por aqui, cada cantinho mais lindo que outro, tem lugares que vamos várias vezes porque amamos e tem lugares que vamos uma vez e é suficiente para conhecer. O que eu mais amo na Suíça são as montanhas, os lagos (tem centenas deles) e as cidades características, nessa ordem mesmo (risos). O que difere do Brasil é a gente conseguir viajar pelo país sem ter que gastar muito dinheiro, o que é contraditório já que este é um país relativamente caro para turistar, porém o fato dele ser bem pequenino ajuda, e para a maior parte dos destinos a gente faz bate e volta tranquilamente. Eu tenho até uma lista de lugares que quero conhecer por aqui (e pelo mundo também, mas esse é segredo 😶).
Sabe o que mais amo por aqui ? São as paisagens mudando a cada estação, os lugares mudam a cara, tem lugares que sabemos tem que ser no inverno enquanto tem outros na primavera, é o caso de Ticino o cantão italiano há 2 anos queremos ir e ainda nao fomos porque lá é entre primavera verão, e neste tivemos um pequeno grande percalço chamado virus, mas tudo bem teremos outras oportunidades 😉. Mas então chega de papo e vamos ao destino deste fim-de-semana?
O destino da semana é Genebra (Genève) Genebra disputa com a famosa Zurique o posto de polo comercial da Suíça. Com vida agitada, cidade grande como a gente fala, tem de tudo, boas baladas, bons hotéis, bons barzinhos e bons restaurantes, é aqui que a Suíça foge um pouco de sua mesmice gastronómica. Como falam por aqui, "como bons gourmands que somos" embora amemos "raclette e fondue" vez ou outra gostamos de mudar. E Genebra é sempre o lugar para isso. Além de ser ótima para "os locais" é também para os viajantes. Com aeroporto a 10 min do centro da cidade de trem ou 20 min de ónibus, torna-se uma ótima cidade para visitar durante o tempo de espera da escala, ou se você vai usa-la como cidade dormitório por apenas 1 dia, ou ainda se você quer vir para a Suiça mas não quer perder tempo de ver as paisagens exuberantes que a Suíça tem, que com certeza não fica em suas cidades grandes, mas também não quer deixar de visita-las. É importante saber:
Genebra não é a cidade mais barata para visitar também não é a mais cara, tem excelentes hotéis. Uma opção para quem vai ficar mais de um dia na região é hospedar-se na cidade vizinha em Annemasse na França (onde me instalei quando me mudei). Infelizmente não posso sugerir o airbnb que fiquei pois ele saiu da rede. Mas qualquer um à alguns passos da estação de trem de Annemasse será uma ótima opção, já que com o novo trem são apenas 30 min.
O transporte público pode te levar para qualquer ponto da cidade, não custa barato (como tudo na cidade vão perceber isso rs),e como em toda a Europa os bilhetes de ónibus você compra no ponto em máquinas automáticas, poucas são as opções para comprar dentro do ónibus, você não precisa passar em cancela, porém deve guarda-lo até o ponto de decida, caso passe a fiscalização, ou ele esteja no ponto final esperando é preciso ter o bilhete, se não a multa é bem salgada. Em geral fiscalizações de ónibus são raras, mas nos metros, trens elas acontecem quase que 100% dos trajetos.
Como disse acima, Genebra é cheia de excelentes restaurantes, para todos os bolsos e gostos, que vão desde a gastronomia local e internacional até fast foods. Aqui o nosso famoso quebra galho de viagem Mc Donalds, pra mim é sempre uma opção quando quero economizar, não será o caso, figurando entre os mais caros no mundo, uma refeição para 2 adultos e 1 criança (meu caso), considerando < um menu completo, 1 lanche avulso e mc lanche feliz > chega na casa dos 47 francos suíços, o que eu considero bem caro para um fast food principalmente se comparado ao da sua vizinha França que fica em torno dos 25€. Com esse valor você come sem duvida uma boa comida local. Se quiser ir da clássica Fondue de queijo (fondue au fromage), te indico comer a fondue de gruyère no Le Café du Soleil é necessário fazer reserva. Se quiser provar outras variedades de fondue suiça como, Fondue chinoise ( é um prato clássico do ano novo) ou a fondue bourguignonne o Restaurante de la Radio é bem cotado, mas não posso assegurar que é bom, pois eu não fujo da clássica de queijo, já comi ambas, mas não são minhas preferidas. Já se quiserem experimentar algo totalmente diferente e que não se ver em qualquer lugar do Brasil, alias quando morava em São Paulo não tinha restaurante que servia, comam o prato tão popular entre os suíços quanto a fondue a Raclette, o prato onde o protagonista também é o queijo raclette o nome do prato, acompanhado por batatas, frios (variedades de presuntos, salames e carnes secas) e legumes. Eu juro a vocês essa delicia vai ganhar os seus corações, mas atenção é um queijo com sabor marcante e bem único. No restaurante Les Armures você pode tanto degustar a raclette quanto fondues (essa ultima não é o restaurante mais barato). P.S clicando sobre os nomes dos restaurantes você é direcionado direto para o cardápio deles, o que te permite saber em tempo real os valores. Prontos, vamos turistar por 4 horas em Genebra ?! Supondo que estejam chegando na Gare Cornavin, esse será o nosso ponto de partida, daqui você vai para os pontos que vou citar abaixo a pé com no máximo 15 min de caminhada entre eles, se estiver com criança podemos colocar 20 minutos. É possível fazer, parece bastante, mas você vai parando, tirando foto, vendo coisas ao longo do caminho e você nem sente 😅. Nada o impedi de pegar ónibus ou táxi, como preferir. Listei em ordem do que considero o melhor percurso para visitar, foi o percurso que fiz, mas é apenas uma sugestão. (A) Partindo da gare Cornavin para o relógio de flores (B) vamos passar pela ponte do Mont Blanc, você já terá uma vista linda do centro, do lago Léman e do jato de água, um lugar ideal para muitas fotos. (B) Relógio de flores ![]() |
A foto é antiga (Dez - 2014) 🙈, mais ainda é o relógio (Fonte foto: Arq. pessoal) |
(C) Jato de água de Genebra
![]() |
O Jet d'Eau (Jato de água) é acessível a partir do quai Gustave Ador . É um dos mais famosos marcos da cidade, é também uma das maiores fontes do mundo. (Fonte: Wikipédia) |
(D) Terraço Agrippa-d'Aubigné
![]() |
Vista do terraço (Fonte foto: Arq. pessoal) |
(E) Praça do Bourg do Four
É um ótimo lugar para sentar, almoçar ou só beber alguma coisa.
📷 Infelizmente não fiz fotos
O monumento na sua parte central representa os quatro pioneiros da reforma Protestante vestidos com a capa de Genebra. No pedestal onde se encontram estas estátuas está gravado o Cristograma: ΙΗΣ (Jesus Homem e Salvador). No monumento também se vê a divisa de Genebra. (Fonte: Wikipédia)
📷 Infelizmente não fiz fotos
(G) Igreja Russa de Genebra
![]() |
(Fonte foto: Arq. pessoal) |
(H) Arsenal Antigo
(Fonte foto: Arq. pessoal) |
(I) A Casa de Tavel
(J) Catedral de Saint-Pierre
![]() |
(Fonte foto: Arq. pessoal) |
![]() |
(Fonte foto: Arq. pessoal) |
![]() |
(Fonte foto: Arq. pessoal) |
Na Catedral de Saint-Pierre (São Pedro) acabamos nosso tour de 4 horas pelos pontos turísticos principais de Genebra, e então podemos fazer nosso caminho de volta, se ainda tiverem tempo e disposição aproveitem para comer um chocolate ou tomar um café no Auer, quem sabe comer um doce? Passear pelas ruas das lojas mais caras, como Chanel, Louis Vuitton ou simplesmente Zara, fazer umas compras se for pro seu bolso, ou ainda dar uma parada e descansada na Praça do Molard e comer um Merengue à la creme de Gruyère.
Criei um Mapa com todos os pontos turísticos, incluindo as sugestões de restaurantes. Clicando no mapa você é direcionado direto para o Maps.
Comentários
Postar um comentário